Como Iniciar ou Fazer uma Palestra de Sucesso

evento-palestra-falar-em-publicoPlanejar uma palestra por vezes não é algo fácil, mesmo quando se possui total conhecimento do tema abordado ou uma boa oratória. Ao menos, ter domínio do assunto é a pedra fundamental para que o palestrante tenha o mínimo de sucesso. Até esse ponto não temos novidade, mas o que muita gente ignora são alguns passos básicos, que até os mais experientes “não abrem mão”.

SIM, Existe o Treinamento Negócios de Palestras para ajudar qualquer palestrante ter sucesso e vender suas palestras. (vou falar sobre isso no final do artigo)
Mas, veja abaixo alguns requisitos devem ser seguidos para organizar e conduzir uma palestra de maneira satisfatória. Pensando nisto, seguem alguns tópicos que servem como checklist para o melhor desempenho em público.

Atenção : Essa é a “pedra” inicial de sua preparação. Porém existe um maior planejamento que iremos detalhar em novos artigos.

Veja os Tópicos Abaixo :

Atualize-se: mesmo que tenha-se bastante conhecimento, pesquise antes, vejas as possíveis novidades, com a internet, hoje as informações são disseminadas muito rapidamente.
Organize: Programe-se antes, analise os subtemas para não desviar-se do foco. Anotações: Se preciso for, faça pequenas anotações, tópicos para não esquecer de nada durante o decorrer da palestra.
Tempo: Observe o período total da sua palestra, se este será o suficiente para abordar todos os assuntos programados.
Pratique: Se possível, pratique seu discurso frente ao espelho, grave com uma filmadora, ou ainda, se houver possibilidade, peça par algum amigo próximo ou familiar assisti-lo e dar seu ponto de vista, este feedback é de suma importância para que previamente seja analisado seu desempenho.
Dinamismo: A monotonia é cansativa, apenas escutar não é atrativo, diante disto, mude o tom, agregue músicas, vídeos ou imagens que possa prender a atenção do público.
Tranquilidade: Mantenha a calma, mesmo que esteja nervoso, tente não demonstrar, isto passa falta de domínio ou incredibilidade ao ouvintes.
Hidratação: Beba bastante água e sucos cítricos antes, durante e depois de utilizar a voz. Isto será importante para manter o mínimo de qualidade vocal.Descanso vocal: Descanse sua voz no mínimo dois dias antes de palestrar, evite gritar, beber gelados, levar friagem ou qualquer outro abuso vocal.
Comer: Alimente-se bem, porém, tente ingerir alimentos leves, com poucos condimentos, evitar cafeína e derivados do leite o manterá mais leve e longe do perigo de problemas gástricos, como refluxo por exemplo.
Dormir: Durma bem, o descanso é primordial para uma boa aparência em público e para o bom desempenho da memória e concentração.
Alegria: Mantenha-se bem humorado, seja cordial e simpático, interaja com o público, mostre-se próximo e acessível, isto também faz com que a plateia permaneça alerta.
Revisão: Revise todo o conteúdo, estratégias e abordagens da sua palestra, se necessário, troque as ordens, mude tópicos, o momento para correção é este.

Curso Online do Roberto Shinyashiki

Ninguém nasce pronto, nenhum grande palestrante ou escritor teve facilidade para se alcançar o sucesso. Porém sabe-se que existem alguns atalhos que se podem ser trilhados. A melhor forma sem dúvidas é aprender com quem já conhece os erros e principalmente os acertos. O escritor e palestrante Roberto Shinyashiki (presidente da Editora Gente)passou anos de sua vida acumulando experiência e formulando um curso completo para formar palestrantes de sucesso. Trata-se do Curso Online Negócios de Palestras é um perfeito guia para quem deseja trilhar esse caminho. Veja todos os Vídeos.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Se Preparar Antes De Uma Palestra
Author Rating
51star1star1star1star1star